Central de Ideias Culto Jovem

Um guia seguro

“Lâmpada para os meus pés é Tua Palavra e luz para o meu caminho” (Salmos 119:105).

Dicas Estilo JA

1- Este programa é ótimo para você lançar o culto jovem. Começar o ano com enfatizando na bíblia é o melhor caminho para ter sucesso com seus jovens. Todos queremos mudanças, e a dedicação a bíblia deve ser nossa prioridade.
2- Criei novas ideias. Seja Criativo.  Adapte a realidade da sua igreja. Adicione dinâmicas, testes, concursos gerais ou sobre ano bíblico , peças ou procure outras ideias de programas.
3- Alguns programas para início de Ano: Começando o Ano com Deus, Feliz Ano Novo, O Ano da Esperança, Eu quero um novo coração, Mais um ano novo, Bem vindo Ano Novo.

MÃO NA MASSA
Louvor: Procure louvores que falem da Bíblia e de seu poder transformador. Podem também ser escolhidas músicas relacionadas ao trabalho missionário.
Testemunho: A história de hoje é um exemplo do que ocorre quando uma pessoa permite que o poder transformador da Palavra de Deus entre em sua vida e em seu lar. Se possível, buscar um testemunho do responsável por diferentes projetos missionários em sua igreja: classe bíblica, Missão Calebe, Pequeno Grupo, etc. Será emocionante perceber que o Espírito Santo atua de formas diferentes e usa os dons de cada indivíduo.
Oração Intercessora: Peça aos jovens para formar grupos. Entregue-lhes cartões com três cores (cada grupo deve ter cartões de três cores). Atribua a cada cor um tema de oração, por exemplo: vermelho – pedidos; verde – gratidão; amarelo – intercessão. Realizar a dinâmica de oração levando em conta o tema do culto.
Mensagem: O ponto-chave na apresentação da mensagem é enfatizar a importância de estudar a Bíblia diariamente. Reforce o poder da Palavra de Deus para transformar vidas e guiar as pessoas na tomada de decisões corretas. Depois da apresentação da mensagem, poderão ser formados grupos e abrir o tema para o diálogo para que os jovens expressem sua reação sobre o que ouviram.

LOUVOR
Fiel a toda prova – CD Jovem 2005.
Unidos pela Palavra – CD Jovem 2002.
CD Adoradores 2016 – A escolher.

TESTEMUNHO
MARTÍN VOLTAVA DO trabalho para casa de ônibus em um dia como tantos outros. Porém, desta vez algo lhe chamou a atenção. Um grupo de jovens colocou uma mesa e um cartaz na rua, dizendo: “Receba uma Bíblia gratuitamente”. A proposta o interessou, visto que sempre teve o desejo de ter uma Bíblia, porém, não se animou a descer do ônibus. Sempre que passava por ali, via os jovens e o cartaz, até que um dia ele se animou a descer do ônibus e ir até a mesa com as Bíblias. Ficou por algum tempo atrás de um comércio e então finalmente teve coragem e se aproximou.
Os jovens Calebes que estavam colaborando em um projeto relacionado à Semana Santa o receberam com amabilidade. Explicaram que a Bíblia era gratuita e que também incluía um guia temático e foi-lhe solicitado o endereço de sua casa para que ele pudesse receber o material. Nesse momento, Martín ficou em dúvida, mas por fim decidiu dar seu endereço. Os jovens lhe disseram que iriam chamá-lo por telefone para marcar a entrega da Bíblia.
Certo dia, ele recebeu a ligação, mas começou a postergar o compromisso. Depois de várias ligações, ele aceitou receber um dos jovens. Esse foi um dia maravilhoso, porque desde então a Palavra de Deus entrou em sua vida e começou a operar propiciando paz e felicidade em seu coração. Por meio da Bíblia, Martín conheceu a Jesus, aceitou a mensagem adventista e hoje é diretor missionário de sua igreja.

ORAÇÃO INTERCESSORA
Neste sábado, vamos orar para que Deus nos ajude a ser jovens que se alimentam da Palavra de Deus a cada dia e que estejam dispostos a se deixar guiar por ela em cada decisão de sua vida. Orar por vários projetos missionários desenvolvidos pela igreja também é muito importante.

MENSAGEM
Um dos mais belos dons que Deus deu a Suas criaturas é o livre arbítrio, a capacidade de escolher. Deus quer que sejamos felizes e nos incentiva a tomar boas decisões (Deuteronômio 30:19-20).
Certa vez, Jesus disse que aquele que ouve a Sua palavra e a cumpre é como um homem sensato que construiu sua casa sobre a rocha (Mateus 7:24-27). A pergunta que surge é: sobre o que você está construindo a sua vida? Em que base você toma as suas decisões? Você está dando lugar à Palavra de Deus e ao Seu poder transformador? Em seguida, apresentaremos algumas situações da Bíblia nas quais podemos observar diferentes critérios na hora de tomar decisões.
Critério 1 – “Em minha opinião” (Gênesis 27:6-17): Opinião pessoal a respeito de um assunto, sem levar em conta o que Deus pensa. Rebeca “achava” que deveria ajudar seu filho Jacó a obter a primogenitura, mesmo usando a mentira.
Critério 2 – “O que isso tem de mal?” (Josué 9:14): Ser lei para si mesmo, sem consultar a vontade de Deus. Josué pensou que não havia nada de mal em fazer um pacto com os gibeonitas, mas ele não consultou o Senhor.
Critério 3 – “Todo mundo faz isso” (Êxodo 32:1-5): Baseado no critério da pressão do grupo em vez de no “assim diz o Senhor”. Arão aceitou a idolatria, pois o povo lhe pediu.
Critério 4 – “Eu gosto” (Juízes 14:3): Meu gosto pessoal acima de tudo o mais. Sansão tomou a decisão com base unicamente em seu gosto pessoal, sem considerar o conselho de Deus.
Critério 5 – “Os outros fazem coisas piores” (Lucas 15: 28-30): O irmão mais velho da parábola do filho pródigo ficou zangado e justificou sua atitude porque o irmão mais novo havia feito coisas piores.
Critério 6 – “O critério de Jesus” (Marcos 14:34-36): Quando Jesus enfrentou Sua hora mais difícil, confrontado com a possibilidade de escolher de acordo com Sua opinião ou com base na Palavra de Deus, Ele orou várias vezes a respeito, expressando Seus sentimentos e expondo Seu desejo: “passa de mim este cálice”. Mas Jesus pôs Deus em primeiro lugar, usando a Palavra de Deus e agindo por princípio. Ele nos compreende e pode nos ajudar hoje mesmo a colocar o Senhor no centro de nossa vida e como a base sólida para as decisões (Hebreus 4:15).

ESPÍRITO DE PROFECIA
“O apreço à Bíblia aumenta à medida que a estudamos. Para onde quer que o estudante se volva, verá ele ostentados a infinita sabedoria e amor de Deus. Para quem é verdadeiramente convertido, a Palavra de Deus é a alegria e consolação da vida. O Espírito de Deus lhe fala, e seu coração se torna qual jardim regado.
Não existe coisa alguma mais destinada a fortalecer o intelecto do que o estudo da Bíblia. Nenhum outro livro é tão potente para elevar os pensamentos, dar vigor às faculdades, como as amplas, enobrecedoras verdades da Bíblia. Se a Palavra de Deus fosse estudada como devia, os homens teriam uma largueza de espírito, uma nobreza de caráter que raro se veem em nossos dias” (Nos Lugares Celestiais, p. 136).

Este programa foi extraído da Revista Ação Jovem – 1ª Trimestre de 2016 – Clique aqui e baixe a revista completa

About the author

admin

Add Comment

Click here to post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE