Central de Ideias Culto Jovem

Mandamentos da Boa Saúde

DEZ MANDAMENTOS DA BOA SAÚDE
III João 1:2
Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma.

Os dez mandamentos da boa saúde são:
1 – Respirar Ar Puro
2 – Luz Solar
3 – Abstinência
4 – Exercício Físico
5 – Regime Alimentar Equilibrado
6 – Uso de Água
7 – Higiene Pessoal
8 – Repouso
9 – Descanso
10 – Confiança em Deus

MENSAGEM MUSICAL:__________________

INFORMATIVO: _____________________________

(Uma Pessoa para cada Mandamento)

* Primeiro mandamento: Respirar Ar Puro. Nos grandes centros urbanos, com milhares de fábricas e automóveis o ar se tornou poluído e perigoso. Há gases venenosos em suspensão na atmosfera – em tão grandes quantidades, que às vezes torna a vida na cidade desaconselhável.
Mas onde encontrar o ar puro? Junto à natureza, nas florestas, ou no interior, longe de áreas industriais.
Vamos ressaltar duas coisas: a) A fumaça do cigarro, ou o alcatrão, tem efeito tão prejudicial ou até mais que o monóxido de carbono exalado pela descarga dos veículos;
b) Não basta penas procurar o ar puro, é preciso saber respirar corretamente para que o sangue seja devidamente oxigenado e revivificado.
Gênesis 2:7
E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.

* Segundo mandamento: Luz Solar. Vivendo em apartamentos,
trabalhando em fábricas e escritórios fechados, ou estudando, milhões não recebem os benefícios da exposição aos raios solares.
O sol é poderoso purificador, mata os germes, faz com que o sangue circule pela periferia do corpo, combate o raquitismo, ajuda no crescimento dos bebês, e ajuda a fixar vitaminas no organismo.
O melhor período para exposição ao sol são as primeiras horas da manhã.
Por outro lado a exposição direta e demorada ao sol, especialmente nas horas centrais do dia, é prejudicial à saúde.

Salmos 113:3
Desde o nascimento do sol até ao ocaso, seja louvado o nome do SENHOR.

* Terceiro mandamento: Abstinência. Uma vida de equilíbrio e sem excessos, é muito necessária. Estimulantes como o álcool, o café e o chá causam sérios problemas. Estimulam o organismo dando falsa sensação de bem-estar enquanto o corpo é desgastado. Embora poucos saibam, quase todos os refrigerantes contém cafeína, que estimula o sistema nervoso aumentando a secreção ácida do estômago.

Levítico 10:9
Não bebereis vinho nem bebida forte, nem tu nem teus filhos contigo, quando entrardes na tenda da congregação, para que não morrais; estatuto perpétuo será isso entre as vossas gerações;

* Quarto mandamento: Exercício Físico. Muitos problemas de saúde surgem como conseqüência do trabalho sedentário. A falta de exercício predispõe o organismo a uma série de males como a obesidade, por exemplo.
Quase todos os tipos de exercícios físicos são recomendáveis, mas é importante ressaltar que devem ser praticados com equilíbrio e moderação, sempre sob orientação e supervisão médica, especialmente se a pessoa já atingiu 40 anos de idade.
Os exercícios regulares ajudam a manter a forma, estimulam a circulação, tonificam os músculos e ampliam o prazer da vida. Uma boa caminhada diariamente é uma boa sugestão.

Eclesiastes 3:10
Tenho visto o trabalho que Deus deu aos filhos dos homens, para com ele os exercitar.

MENSAGEM MUSICAL: __________________________

Estudo da lição: _______________________

* Quinto mandamento: Regime Alimentar Equilibrado. Não é tanto a quantidade que é importante, mas a qualidade dos alimentos e sua utilização com equilíbrio. Nosso organismo, necessita receber de modo bem distribuído, dosagem correta de proteínas, vitaminas, carboidratos, gorduras e sais minerais. Para qualquer caso de dieta especial a recomendação é procurar um médico.
Os alimentos estão divididos em 3 grandes grupos:
a) Construtores, b) Reguladores, e c) Energéticos.
Os alimentos construtores são os que desenvolvem os ossos, músculos, sangue, pele e demais órgãos. São encontrados na carne bovina, no peixe, no fígado( podem ser substituídos por alimentação vegetariana verificar livros e revistas sobre o assunto da casa Publicadora), no feijão, na lentilha, na ervilha, no amendoim e no feijão soja, bem como nos ovos, no leite e derivados como coalhada, iogurte, queijo, etc.
Os alimentos reguladores são os que mantém o organismo em bom funcionamento e são encontrados:
a) nas verduras cruas como agrião, cenoura, alface, repolho, rabanete, salsão, acelga, salsa, e cebolinha.
b) nos legumes e hortaliças cozidos: cenoura, couve, espinafre, berinjela, brócolis, abóbora, couve flor,vagem, ervilha, repolho e cebola.
c) nas frutas em geral como limão, abacaxi, tangerina, caju, laranja, maçã, mamão, manga, melão, caqui, pêssego, uva, melancia, figo, pera, banana e abacate.
Os alimentos energéticos são os que dão energia e calor. São encontrados:
a) nos cereais como milho, trigo, aveia, centeio, cevada, arroz
b) nos tubérculos como: batatas,
cará, inhame, mandioca, batata-doce
c) nas gorduras, como: manteiga, óleo, margarina
d) no mel, no melado e no açúcar.
O equilíbrio no uso dos alimentos é fator essencial na manutenção da boa saúde.

Gênesis 1:29
E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.

* Sexto mandamento: Uso de Água. A água deve ser tão pura como o ar;deve-se ingerir diariamente de 6 a 8 copos, de preferência fora do horário das refeições.

Mateus 10:42

E quem der a beber, ainda que seja um copo de água fria, a um destes pequeninos, por ser este meu discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão.

* Sétimo mandamento: Higiene Pessoal. Deve-se dar toda atenção ao cuidado externo do corpo, tanto no que diz respeito à aparência quanto à saúde. O vestuário deve ser sempre limpo e confortável; o banho diário é indispensável, bem como a higiene bucal. Uma pessoa asseada é saudável, e mais: é respeitada.

João 9:7
E disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé ( que significa o Enviado ). Foi, pois, e lavou-se, e voltou vendo.

* Oitavo mandamento: Repouso. O repouso do sono é indispensável.
Deve-se separar religiosamente 8 horas para dormir, cada noite. É durante o sono que o corpo se recupera e que as células nervosas se recondicionam. Dormir cedo e levantar cedo.

Autor Desconhecido
Revisado: 10-01

About the author

admin

Add Comment

Click here to post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE