Central de Ideias Peças

Livro de Salmos

 

Entrevista com o Salmos

OBS: Antes de iniciar a entrevista uma sugestão é pedir aos ouvintes que anotem todos os salmos que eles conhecerem e ao final da entrevista deve entregar um papelzinho com os números dos salmos que foram usados na entrevista. Ganha o que conseguir relacionar o maior número de salmos.

2 Personagens: entrevistador e Salmos (alguém que tenha facilidade de decorar)

Entrevistador: Boa tarde! Hoje entrevistaremos alguém muito especial. Um verdadeiro cristão. E ao palco chamamos oooo…… Salmos

Salmos: (entra cantando música do salmo 23)

Entrevistador: Boa tarde! Por que você já entrou cantando?

Salmos: “1Celebrai com júbilo ao SENHOR, todas as terras. 2Servi ao SENHOR com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico. 3Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele quem nos fez, e dele somos; somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio. 4Entrai por suas portas com ações de graças e nos seus átrios, com hinos de louvor; rendei-lhe graças e bendizei-lhe o nome. 5 Porque o SENHOR é bom, a sua misericórdia dura para sempre, e, de geração em geração, a sua fidelidade.” (Salmos 100)

Entrevistador: Você tem razão realmente devemos louvar a Deus. Mas me diga como você está?

Salmos: “1Bem-aventurados os que trilham caminhos retos, e andam na lei do Senhor. 2 Bem-aventurados os que guardam os estatutos, e O buscam de todo coração.” (Salmo 119:1 e2)

Entrevistador: Vejo que graças a Deus você está muito bem. Mas além desses motivos que você já citou, quais são outros motivos para tanta alegria?

Salmos: “1Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. 2 Portanto, não temeremos ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares; 3 ainda que as águas tumultuem e espumejem e na sua fúria os montes se estremeçam. 7 O SENHOR dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.” (Salmo 46:1-3 e 7)

Entrevistador: Sábias palavras, realmente Deus é nosso refúgio. Mas e se passarmos por algum momento difícil? Você já enfrentou alguma crise em sua vida?

Salmos: “1 SENHOR, como tem crescido o número dos meus adversários! São numerosos os que se levantam contra mim. 2 São muitos os que dizem de mim: Não há em Deus salvação para ele.3 Porém tu, SENHOR, és o meu escudo, és a minha glória e o que exaltas a minha cabeça.4 Com a minha voz clamo ao SENHOR, e ele do seu santo monte me responde.5 Deito-me e pego no sono; acordo, porque o SENHOR me sustenta.” ( Salmo 3:1-5)

Entrevistador: Você tem razão. Nas dificuldades da vida Deus é nosso escudo. Mas seja sincero: Você nunca teve medo das tribulações?

Salmos: “10 Os filhos dos leões necessitam e sofrem fome, mas àqueles que buscam ao SENHOR bem nenhum faltará. 15 Os olhos do SENHOR estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos ao seu clamor. 17 Os justos clamam, e o SENHOR os ouve, e os livra de todas as suas angústias”.(Salmo 34:10, 15 e 17)

Entrevistador: Como você tem toda certeza que Deus está junto de nós nas provações?

Salmos: “7 O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra. 18 Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito.” (Salmo 34:7 e 18)

Entrevistador: Você acha que as provações que o cristão passa são para seu próprio bem?

Salmos: “5 Pois tu, ó Senhor nos provaste; tu nos refinaste como se refina a prata.” (Salmo 66:10)

Entrevistador: Realmente o cristão deve ser provado. Mas como podemos permanecer firmes?

Salmos: “5 Entrega teu caminho ao Senhor confia nEle e o mais Ele fará.” (Salmo 37:5)

Entrevistador: Entregarmos nossos caminhos a Deus é uma boa solução, mas somos pecadores. E se cairmos?

Salmos: “5 Tu, ó Senhor, és bom e pronto a perdoar, e abundante em amor para com todos os que te invocam.15 Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, lento para irar-se e abundante em amor e fidelidade” (Salmo 56:5 e 15)

Entrevistador: Baseado em quê, você tem toda essa certeza que Deus é tão pronto a perdoar?

Salmos: “4 Porque o Teu amor se eleva acima dos céus, a Tua fidelidade ultrapassa as mais altas nuvens.” (Salmo 108:4) “13 Como um pai se compadece do seu filho, assim o Senhor se compadece daqueles que o temem;” (Salmo 103:15)

Entrevistador: Salmos, vejo que você é uma pessoa de Deus. De onde vem toda sua sabedoria?

Salmos: “10 O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que obedecem aos seus preceitos(…)” (Salmo 111:10)

Entrevistador: Já que você é uma pessoa tão sábia, gostaria que deixasse algumas palavras para nosso público.

Salmos: “2 Ele é meu refúgio e a minha fortaleza o meu Deus, em quem confio.7Mil cairão ao teu lado, dez mil à tua direita, mas tu não serás atingido.9Se fizeres do Senhor o teu refúgio, e do Altíssimo a tua habitação10 nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará a tua tenda11Pois aos seus anjos dará ordem a teu respeito para te guardarem em todos os teus caminhos.” (Salmo 91:2,7,9-11)

Entrevistador: Seu conselho foi ótimo. Mas temos um público jovem muito grande, diga algo específico para essas pessoas.

Salmos: “11 Vinde, meninos, ouve-me; eu vos ensinarei o temor do Senhor. 13Guarda a tua língua do mal, e os teus lábios de falar enganosamente. 14Aparta-te do mal, e faze o bem; procura a paz; e segue-a” (Salmo 34:11,13 e 14)

Entrevistador: Fale para os mais velhos.

Salmos: “25 Fui moço, e agora sou velho; contudo, nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão. 28 Pois o Senhor ama os justos, e não desampara os seus santos” (Salmo 37:25 e 28)

Entrevistador: E para os pais, você tem algo a dizer?

Salmos: “3 Os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre seu galardão.” (Salmo 127:3)

Entrevistador: Muitas pessoas na platéia estão passando por aflições. Você poderia conforta-las?

Salmos: “5 (…) o choro pode durar uma noite ,mas a alegria vem pela manhã.” (Salmo 30:5)

Entrevistador: Obrigado pelas palavras de conforto.Mas qual é o segredo para ter uma vida cristã como a sua?

Salmos: “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor”.(Salmo122: 1)

Entrevistador: Como são suas orações?

Salmos: “1Inclina, ó Deus, o teus ouvidos à minha oração (…)” (Salmo 55:1) “10 Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto”.(Salmo 51:10)

“18Desvenda os meus olhos para que veja as maravilhas da Tua lei” (Salmo 119:18)

Entrevistador: Já que você tocou no assunto, qual sua opinião a respeito da lei de Deus?

Salmos: “7A lei de Deus é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria ao simples. 8Os preceitos do Senhor são retos, e alegram o coração.” (Salmo 19:7 e 8)

Entrevistador: Muito obrigado pela entrevista. Aprendemos muito com sua experiência. Se você quiser pode despedir-se do público com um último conselho.

Salmos: “6Tudo o que tem fôlego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor.” (Salmo 1150:6)

OBS: Não é necessario falar os capítulos e versículos das citações de salmos.

Deus o abençoe!

Priscila Pereira Silva

 

About the author

admin

Add Comment

Click here to post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE